Neste artigo é verificada a abordagem de diversos temas relacionados à análise da estrutura de grandes empresas, visando a organização de um sistema logístico e de produção como um todo, em forma de jogos computacionais.
Durante cada jogo, podemos encontrar diversidades que fazem com que possamos enxergar as vantagens e desvantagens da aplicação desse método de aprendizado, mostrando suas características, diferenças e classificações.
Mostra também como essa segmentação de jogos podem ser importantes no complemento das técnicas tradicionais de ensino, pois para que os jogadores sejam empresários virtuais de prestígio precisam solucionar problemas e tomar decisões inteligentes. Fazer a escolha certa é essencial assim como uma empresa real, porém com uma vantagem: Se algo não ocorrer conforme o esperado, você pode recomeçar com novas estratégias mais ousadas usando como benefício suas lições aprendidas sem danos financeiros reais.
Podemos citar exemplos de jogos desse segmento, como o "Desafio SEBRAE", onde estudantes universitários de todo o Brasil tem o direito de se inscrever e aprender virtualmente como cuidar e gerenciar uma empresa, desde a parte de contratação e marketing até custos diretos e indiretos de produção. Além de toda a estrutura que o simulador oferece, ainda existem etapas presenciais e prêmios de acordo com a classificação de cada grupo.
Para os interessados no assunto, é possível saber mais a respeito no link http://www.desafio.sebrae.com.br/Script/SbrHome.asp .
É comum identificarmos perfis de jogadores nesses tipos de simuladores. Voltamos ao exemplo do game McDonalds: Usuários mais conservadores, podem optar, por exemplo, por produzir soja (alimentação primordial para a criação do gado de abate) de acordo com a época de crescimento da plantação, e o gado de acordo a demanda para que mantenha uma média reduzida de estoque de hambúrgeres para venda.
Já no caso de jogadores com um perfil mais agressivo, pode-se traçar uma linha de expectativa de demanda futura do mercado e iniciar a produção de acordo com a mesma, sem contar a despreocupação em realizar a prática de atos ilegais como o suborno dos agentes de saúde e até de políticos na cidade virtual.
Esses jogos de empresa vêm ganhando muita importância no processo de aprendizado de logística nas instituições educacionais no país. Eles ajudam, mas não podem ser a base do aprendizado. Devem ser um complemento, pois por mais que eles simulem o ambiente de trabalho, estão longe de reproduzir a realidade como ela é.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário